Segundo a Defesa Civil, 16 pessoas ficaram feridas e pelo menos 22 municípios foram afetados. As rajadas de vento atingiram velocidade acima de 100 km/h e chegaram a derrubar caminhões. 

Durante a tarde de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15), tempestades severas e pelo menos dois tornados foram registrados em Santa Catarina. As rajadas de vento atingiram velocidade acima de 100 km/h e chegaram a derrubar caminhões. Segundo a Defesa Civil, ocorreu queda de granizo e chuva forte principalmente nas regiões Oeste e Norte catarinense. 

De acordo com o informe do órgão atualizado às 17h, 830 pessoas estão desabrigadas e precisaram sair de casa, 127 tiveram os imóveis destruídos e 16 ficaram feridas, sendo duas em estado grave. Cerca de 4,6 mil habitações em 22 municípios foram diretamente afetadas pelos fenômenos e ao menos 55 imóveis públicos tiveram danos. 

Quedas de árvores provocaram interrupções no trânsito em rodovias, e mais de 27 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica conforme dados da concessionária até da tarde. A passagem do fenômeno também causou prejuízos no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral e Serra catarinense. () 

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil confirmou o registro de tornados nos municípios de Água Doce e Irineópolis. A distância entre as cidades é de 100 quilômetros. 

O deslocamento da chamada supercélula, com características tornádicas, foi registrado na sexta-feira pelo radar meteorológico Oeste entre 15h30 e 15h35 no município de Água Doce

Em Catanduvas, 235 residências tiveram os telhados danificados e duas foram destruídas. No município de Ibicaré, foram registrados danos em três comunidades de interior, duas igrejas e dois pavilhões. Árvores foram cortadas com a força do temporal no município. 

Em Tangará, ocorreram destelhamentos em todos os bairros. A Defesa Civil estima que 90% das casas e empresas foram atingidas, e cinco pessoas ficaram feridas. 

A Defesa Civil municipal informou que 100 pessoas estão desabrigadas e 20 desalojadas. Caminhões chegaram a tombar com o vento. 

Já em Vargem Bonita, os primeiros números apontam 1.300 casas com os telhados danificados, 30 pessoas desabrigadas e 20 desalojadas. 

Campos Novos registrou granizo com pedras grandes, e o vento chegou a 87 km/h, segundo a Central NSC de Meteorologia. 

Na região do Meio Oeste catarinense o presidente da ACCS registrou fotos da destruição em granjas de suínos. Prejuízos ainda estão sendo calculados.

Granjas de suínos foram destruídas

Fonte G1 –

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/08/15/tornados-e-tempestades-com-granizo-deixam-rastro-de-destruicao-em-sc.ghtml