Com profundo pesar, a AgroBrasil – Operadora de Seguro Agrícola lamenta o falecimento de Alysson Paolinelli, aos 86 anos. Um incentivador do Seguro Agrícola no Brasil. O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, é conhecido como pai da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por acelerar, catalisar os trabalhos da entidade nos anos 70 ao criar bolsas de estudos para pesquisadores brasileiros no exterior. Em 2006 ganhou o prêmio World Food Prize, um equivalente a um Nobel da Alimentação.
Formado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), este agrônomo – ao longo dos últimos 50 anos, desde a secretaria de Agricultura de Minas Gerais em 1971 até 2021 – tem sido um símbolo da produção de alimentos no Brasil, um homem que ensinou os brasileiros a plantar e a criar o que no passado era considerado impossível. Essa contribuição não vale só para o Brasil. Pode ser estendida para toda faixa do cinturão tropical do planeta, dando assim autonomia alimentar a essas regiões.
O Brasil importava quase tudo. Hoje, além de abastecer sua população, o país exporta quase tudo e tem condições de reinicializar a economia com base na ciência e tecnologia, que Alysson Paolinelli simboliza e incentiva.
Um super brasileiro sem dúvida nenhuma e merecia ter o Prêmio Nobel da Paz em seu gigantesco currículo, mas por falta de patriotismo, de gratidão, de reconhecimento, a indicação não levou a união dos brasileiros para que isso fosse possível, acharam que por ser do campo, do agronegócio não poderia ser um Nobel. O Brasil perdeu, o mundo perdeu, em paz descansou um super brasileiro: Alisson Paolinelli.
De 10/07/1936 a 29/06/2023.