No ano passado, receita de embarques aumentou 20%, segundo a Abrafrutas; volume cresceu 18%, para 1,2 milhão de toneladas
Em 2021, o Brasil exportou, pela primeira vez, mais de US$ 1 bilhão em frutas em um só ano, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Ao todo, o volume de embarques cresceu 18% em relação ao ano anterior, para 1,2 milhão de toneladas, e o faturamento subiu 20%, a US$ 1,06 bilhão.

Segundo a entidade, a valorização do dólar e do euro em relação ao real deu impulso aos embarques do segmento. Além disso, afirma a Abrafrutas, a busca dos consumidores por alimentos mais saudáveis como tentativa de, em tese, reforçarem sua imunidade também contribuiu para ampliar a demanda por frutas nos mercados interno e externo.


A manga liderou as exportações brasileiras de frutas em 2021. Ao todo, os embarques somaram 272,5 mil toneladas, um aumento de 12% em relação a 2020.

Em termos proporcionais, o maior crescimento nos embarques ocorreu na maçã: o volume de exportações aumentou 58%, totalizando 99 mil toneladas. A Europa, que compra 70% das frutas que o Brasil vende ao mercado externo, continua a ser o principal destino das exportações do segmento.

Foto Divulgação MAPA

FONTE: Jornal O Valor

 

A AgroBrasil parabeniza os fruticultores brasileiros que trabalham para garantir qualidade para atender os consumidores nacionais e para conquistar o mercado internacional.