Além do crescimento acelerado do agronegócio, o seguro contra intempéries tem crescido devido aos últimos anos de severidade climática – o aquecimento global intensificou das secas às geadas – que trouxe perdas significativas aos produtores.

Em 2021, o milho e café tiveram intensas perdas na produção por conta das intempéries climáticas que castigaram partes do país. Já no ano passado, a falta de chuva, especialmente na região Sul do país, causou quebra de safra de várias culturas. Nas primeiras semanas deste ano, chuvas em excesso prejudicaram lavouras nas regiões Sul e Sudeste.

Diante desse cenário de profundas mudanças climáticas vivenciadas em todo o planeta, os prejuízos causados ao campo em decorrência dos efeitos climáticos tornaram clara a visão dos riscos e da importância do seguro para a perenidade dos negócios rurais.

O seguro rural é indicado para todos os produtores. Isso inclui agricultores, pecuaristas e outros empreendedores do segmento, que lidam diariamente com a produção. A vantagem é que a modalidade oferece coberturas que atende desde o produtor até a geração de garantias a seus financiadores, investidores e parceiros de negócios. Ou seja, todos os envolvidos na cadeia rural são beneficiados.

Nesse contexto, as empresas que oferecem o seguro rural trabalham intensamente em avanços tecnológicos para aperfeiçoar esse tipo de produto. A inovação e investimento são fundamentais para a gestão dos riscos e aproveitamento do imenso potencial do setor, com melhor rentabilidade nas operações.

Soluções focadas desde o processo de distribuição do seguro, facilitando o acesso dos produtores rurais aos produtos de forma mais rápida e com apoio de pós-venda e visibilidade de status, o acompanhamento da venda até a liquidação de sinistros, tudo em plataformas integradas são oferecidos por empresas especializadas do mercado.

Não há dúvidas que o agronegócio é um vetor crucial do crescimento econômico do país e responsável por um percentual relevante do PIB nacional, especialmente no patamar atual do câmbio, uma vez que a elevação do dólar tende a favorecer o agronegócio. Por isso é preciso dar suporte para contribuir para o crescimento do setor e evitar prejuízos aos produtores causados pelos fenômenos climáticos, cada vez mais presentes em todas as partes do planeta.

O seguro rural é a ferramenta ideal para proteger a produção de prejuízos inesperados e oferecer segurança para o agronegócio seguir na vanguarda da economia brasileira!

 

Fonte CNN BRASIL