A reunião virtual do projeto Monitor do Seguro Rural 2021 que abriu espaço para discutir e avaliar produtos e serviços de seguro disponíveis para pecuária bovina de leite e de corte e pastagem e milho silagem.

 O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a CNA e outras entidades do setor. Teve a participação do vice-presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco de Castro, e afirmou que a CNA tem total interesse em fomentar o seguro rural e fazer com que ele chegue até o campo”.

Pelos dados do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), em 2020, mais de 193 mil apólices foram subvencionadas e mais de 105 mil agricultores atendidos nas mais diversas modalidades de seguro.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a área segurada alcançou um total recorde de 13,7 milhões de hectares. E as seguradoras foram responsáveis por R$ 4,6 bilhões de indenizações aos agricultores em 2019 e 2020. O seguro rural de pecuária conta com subvenção ao prêmio de 40% e, em 2020, registrou 1.722 apólices contratadas no PSR.

A AgroBrasil Seguros, braço agrícola da ESSOR Seguros foi convidada para apresentar dois produtos.  O Engenheiro Agrônomo da AgroBrasil, Daniel Sussumu Yuri, falou sobre o seguro PG milho silagem ll, que oferece cobertura de silagem de planta inteira, cobertura adicional para replantio e seguro multirrisco, como granizo e geada. Outro produto apresentado é Pastagem Protegida – Índice, inédito no mercado.

De acordo com o agrônomo da AgroBrasil o contrato de seguro cobre baixa do índice de produção forrageira e a vigência é de acordo com a macrorregião. A franquia do seguro é de 10%, 20% e 30% e a subvenção federal de 20%. O monitoramento da área segurada é feito por imagens de satélite e dados meteorológicos. O acompanhamento é digital e tem acompanhamento pelo corretor e pelo pecuarista segurado. A responsabilidade pelo monitoramento, medição e tratamento dos índices apurados durante todo o período de garantia é a empresa  Airbus DS Geo SA: monitoramento e tratamento dos dados. Por meio de imagens captadas diariamente. A cada 10 dias é gerada uma imagem única, livre de nuvens e outras possíveis interferências.

Assessoria de Comunicação -AgroBrasil Seguros, com informações do Mapa-